O que são calhas e rufos?
Quer saber o que são calhas e rufos? Então é só continuar a sua leitura nos parágrafos seguintes que iremos falar sobre os principais detalhes desse assunto.
O que são calhas e rufos?
Se você está em busca de calhas e rufos campinas, antes de qualquer coisa é necessário saber do que eles se tratam, certo?
Em suma, as calhas e rufos são elementos essenciais na construção civil que ajudam a proteger as estruturas das construções contra os danos causados pelas chuvas e intempéries climáticas.
Esses componentes são responsáveis por conduzir a água da chuva que cai no telhado, evitando infiltrações, umidade e corrosão.
As calhas têm por intuito recolher e direcionar a água da chuva para um sistema de drenagem que seja adequado.
Os rufos, por sua vez, são placas de metal que devem cobrir as áreas onde as paredes se encontram com o telhado. Sendo assim, previnem a entrada de água.
Tipos de calhas
Existem diversos tipos de calhas disponíveis no mercado, cada uma com suas particularidades e vantagens. Dentre elas, podemos destacar as calhas de PVC, de alumínio, de aço galvanizado e de cobre.
As calhas de PVC são as mais populares, devido ao seu baixo custo e facilidade de instalação. Além disso, elas são bastante resistentes e duráveis, não enferrujam e não sofrem com a ação do sol e da chuva.
Já as calhas de alumínio são mais resistentes e duráveis que as de PVC, mas também são mais caras. Elas são ideais para regiões onde há incidência de ventos fortes e grande volume de chuvas.
As calhas de aço galvanizado, por sua vez, são mais resistentes que as de alumínio, porém podem enferrujar com o tempo.
Por fim, as calhas de cobre são as mais resistentes e duráveis, além de terem um aspecto visual muito bonito. No entanto, elas são também as mais caras e difíceis de instalar.
Como instalar calhas?
Antes de começar a instalação, é preciso ter em mãos todas as ferramentas e materiais necessários, como calhas, suportes, pregos, fita métrica, nível de bolha e serra.
O primeiro passo é medir o comprimento da calha e cortá-la na medida certa. Em seguida, é preciso fixar os suportes nas extremidades da calha e fixá-la na parede, tendo a certeza de que ela está nivelada.
O próximo passo é fazer as emendas entre as calhas, usando peças de conexão específicas.
Por fim, é preciso garantir que a calha esteja conectada ao sistema de drenagem da casa, até mesmo para evitar que a água da chuva se acumule no telhado.
Para manter as calhas funcionando corretamente, deve-se fazer uma limpeza regularmente, evitando que folhas, galhos e outros detritos se acumulem e obstruem a passagem da água.
O que são rufos?
No que se refere aos rufos, eles nada mais são que peças de metal, onde sua instalação deve ocorrer nas junções do telhado com as paredes.
Contudo, ainda é possível instalar em outros pontos de encontro do telhado, como águas furtadas ou chaminés.
Nesse caso, o objetivo dos rufos é o de proteger as áreas mais vulneráveis contra a ação de entrada de água de chuva e, por consequência, evitando infiltrações e umidade.
Tipos de rufos
Assim como as calhas, existem diversos tipos de rufos disponíveis no mercado, cada um com suas particularidades e vantagens.
Dentre eles, podemos destacar os rufos de beiral, de água furtada, de chaminé e de junta de dilatação.
No que se refere ao rufo de beiral, a sua instalação deve ser na borda do telhado, sendo que possui a função de proteger as paredes laterais da construção contra a entrada de água da chuva.
Já os rufos de água furtada são aqueles cuja instalação deve ser nas junções entre as águas do telhado, evitando que a água da chuva se acumule nas junções e causando infiltrações.
Os rufos de chaminé são instalados ao redor das chaminés, protegendo as paredes contra a entrada de água da chuva.
Por fim, os rufos de junta de dilatação são úteis em pontos onde há movimentação do telhado, como em coberturas metálicas, evitando que a água da chuva entre pelas juntas e causando infiltrações.
Conclusão
Fique tranquilo, você não é o único que não sabia que além das calhas existiam rufos, pingadeiras, coifas e etc. Muitas pessoas imaginam que na hora de evitar infiltrações, vazamentos e goteiras existem apenas as calhas. Mas, agora que você aprendeu o que são os rufos, compartilhe esse conhecimento adiante.