Quais softwares de RH valem a pena investir para gestão da sua empresa?
Existem, no mercado, inúmeros softwares de RH. Eles são capazes de agilizar e melhorar a gestão de pessoas, pois reúnem dados e automatizam tarefas.
Todavia, são vários deles que estão disponíveis. Isso pode atrapalhar na hora de escolher em quais investir.
Para facilitar essa tarefa, reunimos, abaixo, uma série de softwares que se mostram um bom investimento. Confira quais são e saiba quais são as funções de cada um deles.
1 – Controle de ponto digital
O controle da jornada dos colaboradores é uma obrigação que a lei impõe às empresas com 20 ou mais funcionários. Entretanto, ele também traz benefícios às menores.
São vários os dados que podem ser captados por meio do cartão ponto. Eles auxiliam o RH no desenvolvimento de políticas e no reconhecimento de problemas. Portanto, vai além de uma questão legal.
Nesse sentido, a empresa deve considerar investir em um software de controle digital de jornada. Modernos, são permitidos por lei e trazem inúmeros benefícios.
Com eles, torna-se possível ter mãos, em tempo real, as informações da jornada. Inclusive com atualização de horas extras, banco de horas, etc.
Além disso, o sistema é seguro e faz uso de tecnologias tais como biometria facial, de voz ou digital. Isso impede fraudes.
As informações ficam gravadas em um sistema de nuvem. Deste modo, não dependem de sistemas físicos e nem sofrem problemas com quedas de energia elétrica ou internet.
Mas não é só isso! Com um sistema de controle de ponto digital, o RH ganha agilidade. O sistema automatiza cálculos de horas, auxilia na gestão de férias e produz os controles de ponto.
Ainda, pode ser utilizado junto com um sistema de holerite digital. Dessa forma, automatiza tarefas burocráticas e torna as informações e os processos mais seguros.
2 – Softwares de distribuição de tarefas
Continuando com a lista de softwares de RH que valem a pena investir, temos os de distribuição de tarefas. Existem vários gratuitos no mercado.
Além disso, a maioria deles possui versões mais elaboradas que são pagas. Elas geralmente têm mais espaço para dados, assim como para marcações de tarefas e colaboradores.
Com elas os gestores podem distribuir tarefas e agendar entregas. Dentro desses softwares é possível anexar arquivos diversos, adicionar notas e comentários, etc.
Isso permite o uso deste tipo de tecnologia para o trabalho conjunto. Equipes podem trabalhar em cima de um mesmo projeto, pois ele permite o acesso coletivo a uma agenda.
3 – Timesheets
Os timesheets, que também são conhecidos como time trackings, são ferramentas que se voltam à gestão do tempo.
Elas são compatíveis com diversas ferramentas de distribuição de tarefas. Igualmente, de desenvolvimento conjunto de projetos.
Seu papel é registrar o tempo exato que cada colaborador ou cada equipe leva para fazer uma certa atividade.
Portanto, enquanto o controle de ponto se volta à jornada completa, os timesheets são softwares de RH que controlam a distribuição do tempo da jornada.
Isso traz uma série de informações para o RH. Considere, por exemplo, uma tarefa que é feita por mais de um colaborador, periodicamente. Neste caso, é possível saber quem é mais ágil.
Com isso, o RH tem a chance de direcionar da melhor forma as capacitações necessárias. O gestor de equipe, por sua vez, passa a saber melhor como priorizar cada tarefa de acordo com quem a realizará.
4 – Softwares de RH de armazenamento em nuvem
São inúmeras as informações e documentos que fazem parte do dia a dia do RH. Igualmente, das diferentes equipes de uma empresa, independentemente do seu tamanho.
Por isso, um dos softwares de RH para investir é o que se volta ao armazenamento em nuvem. Esse tipo de ferramenta torna o trabalho mais ágil e seguro.
Um software dessa natureza permite o armazenamento de diferentes tipos de documentos. Fotos, vídeos, documentos de texto, planilhas e muito mais.
Ele permite a criação de espaços privados, onde somente alguém ou algumas pessoas têm acesso. Ou seja, permite o acesso aos arquivos apenas de quem tem autorização para isso.
Outro ponto interessante é que com um sistema de armazenamento em nuvem é possível compartilhar em tempo real documentos e dados com pessoas de qualquer lugar do planeta.
Ainda, ele afasta completamente todos os perigos do uso de documentos físicos, como extravios ou rasuras.
5 – Softwares de holerites
Os softwares de holerites se tornaram imprescindíveis para o RH. Eles agilizam o trabalho, geram informações seguras e otimizam a rotina do setor.
Esse tipo de ferramenta é capaz de automaticamente reunir informações que devem constar no contracheque.
Pode, por exemplo, ser conectado a um software de controle de ponto digital. Com isso, importa automaticamente as informações de horas extras.
Também, de adicionais, como noturno, de hora extra (junto à porcentagem), dentre outros. Isso traz mais segurança aos procedimentos de pagamentos.
Erros humanos são evitados. Além disso, o sistema faz o processo todo de forma rápida e permite que os colaboradores do RH tenham mais tempo para outras tarefas.
6 – Softwares de RH de recrutamento e seleção
O recrutamento e a seleção de novos candidatos é uma das principais funções do setor de RH. Por isso, investir em softwares para esse fim é muito importante.
Existem diversos softwares de RH que se voltam para essa finalidade. Eles são capazes de selecionar currículos de acordo com as capacidades e habilidades exigidas para o cargo.
Com isso, ele mais uma vez economiza tempo do setor. Mas não só isso, pois também faz uma seleção mais acurada.
Aliás, saiba que um software como esse pode ajudar a aumentar a diversidade na sua empresa. Ele não é afetado por questões subconscientes que podem excluir um bom candidato.
Além disso, os softwares de recrutamento e seleção possuem ferramentas para contatar o candidato, assim como para fazer algumas etapas seletivas.
Por exemplo, abordagens a partir de questionários e formulários. Igualmente, para didáticas e até mesmo para a entrevista.
Os softwares de RH preparam o setor para o futuro
Ao investir nesses softwares, a empresa permite a modernização do RH e, também, que ele se volte para as políticas e práticas que são essenciais para o sucesso da empresa.