Truques para deixar sua casa bem decorada

Após pesquisar por casas à venda e finalmente adquirir o tão almejado imóvel próprio, uma segunda preocupação das pessoas é com relação à decoração da casa.

Afinal, é lá que elas vão viver e passar uma parte considerável do tempo. Sendo assim, o ambiente precisa ser bem decorado para deixar o espaço mais agradável e bonito.

Além disso, a decoração pode impactar até mesmo os aspectos mais funcionais da casa, como melhorar ou piorar a iluminação, aproveitar melhor o espaço e assim por diante.

Quer deixar sua casa (ou apartamento) com uma decoração maravilhosa? Então confira as dicas que serão dadas adiante.

Adicione um toque de vermelho brilhante

A designer de interiores Beata Heuman, autora do livro “Every Room Should Sing”, revelou um truque simples que usa para adicionar algo a mais a seus projetos.

Beata diz que adicionar um toque de vermelho cereja pode agregar muito ao ambiente, mesmo que pareça que não vai combinar com o resto da decoração.

Para uma opção de baixo risco, experimente adicionar um abajur vermelho brilhante, uma almofada dispersa ou um porta-retratos e veja se essas opções dão mais vida ao ambiente.

É uma dica que ela aprendeu com seu mentor Nicky Haslam, o estilista britânico cujos clientes incluem Mick Jagger, Ringo Starr e Charles Saatchi.

Use curvas e arcos

Curvas, círculos e arcos estão tendo seu momento, adicionando uma suavidade aos interiores que parecem modernos e clássicos.

Adoramos como este design de quarto inteligente transforma uma solução de armazenamento útil em um recurso interessante, com pequenos iluminadores que fazem sua tela brilhar depois de escurecer.

Ele também ecoa habilmente a curva assimétrica da cabeceira da cama. Brilhante!

Utilize molduras de gesso

Molduras de coroa, ou cornijas, são uma peça de gesso decorativo que corre entre a parede e o teto.

Vindo em todos os tipos de formas e tamanhos, é uma característica de época comum em casas mais antigas, mas adicioná-lo a um quarto ou sala de estar é um atalho para alcançar um estilo tradicional refinado.

Pinte as “portas” das janelas

Uma janela bem vestida pode transformar um cômodo de monótono a fabuloso de uma só vez.

A última tendência é usar cores para incorporá-las totalmente em seu esquema de decoração.

Este design usa um efeito de dois tons, o que faz com que até as persianas econômicas pareçam ter sido feitas para este quarto estiloso.

Planeje os espaços comuns

Um dos erros de design mais comuns que os não designers cometem – especialmente em espaços de plano aberto – é amontoar muitos móveis em uma área sem deixar espaço suficiente para as pessoas andarem confortavelmente.

As vias mais utilizadas em sua casa devem ter pelo menos 90 cm de largura – apenas o suficiente para que duas pessoas passem uma pela outra.

Aproveite bem o espaço

Por falar em deixar espaço suficiente, também é importante garantir que haja espaço para se movimentar nas áreas menos movimentadas de sua casa.

Por exemplo, o ideal é deixar cerca de 45 cm entre sofás, cadeiras e mesas de centro em sua sala de estar.

Isso dá a você bastante espaço para sentar e se mover sem ter que se esticar muito para tomar sua xícara de café ou gritar pela sala para conversar.

O poder do número 3

Três é definitivamente um número mágico quando se trata de design – assim como os números ímpares em geral.

O agrupamento de números ímpares de itens – sejam almofadas, vasos, fotos ou velas – força o olho a se mover ao redor da tela, criando um nível de interesse visual com o qual arranjos simétricos de números pares simplesmente não podem competir.

A proporção 70-30

Aqui está outro truque útil para acertar as proporções e equilibrar estilos diferentes no mesmo espaço.

Uma maneira garantida de dar personalidade a um ambiente é decorar cerca de 70% dele em um estilo específico e, em seguida, completar os 30% restantes em um estilo completamente diferente.

Assim, você pode incrementar um esquema amplamente tradicional com um punhado de itens contemporâneos ou vice-versa.

Torne o piso coeso

Usar o mesmo piso em diferentes cômodos ou áreas de sua casa é uma maneira fácil de fazer com que o espaço pareça muito maior do que é.

Se você tiver salas grandes e de plano aberto, use tapetes para interromper a continuidade e dividir o espaço de acordo com o uso.

Isso criará a impressão de áreas de estar e jantar distintas que ainda funcionam juntas como parte de um todo maior.

Equilibre o seu esquema de cores

Quer uma maneira segura de propor um esquema de três cores?

Limite-se a 60% para sua cor dominante, 30% para sua cor secundária e 10% para sua cor de destaque e você achará difícil errar.

Para adicionar uma quarta cor à mistura, divida a cor secundária ou, com um toque, a cor dominante, mas nunca o destaque.

Repagine móveis usados

Ser capaz de transformar móveis antigos é a arma secreta de um decorador de interiores.

Seja transformando designs flat-pack produzidos em massa em peças únicas ou transformando pechinchas de lojas de sucata em relíquias chiques e gastas, repintar móveis é uma maneira simples de adicionar cor e personalidade à sua casa a preços baixíssimos.

Escolha uma tinta tudo-em-um que não precise de primer para reduzir o tempo de preparação.

Pinte as paredes com cores contrastantes

A pintura em blocos de paredes com cores harmoniosas ou contrastantes pode alterar a sensação de espaço de uma sala e também dar um toque divertido ao seu esquema.

Para obter um acabamento nítido, use sempre fita adesiva ou fita adesiva.

Obtenha uma correção instantânea de estilo marcando formas geométricas e preencha os espaços em branco com uma variedade de cores que refletem sua personalidade.

Agora você conhece todo um conjunto de truques para aplicar na decoração dos seus imóveis. Curta e compartilhe esse post em suas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top