Pesquisa de palavras-chave e estratégia SEO
A pesquisa de palavras-chave e estratégia SEO pode estabelecer as bases para uma estratégia de marketing digital eficaz que fará com que sua empresa suba nas listagens de pesquisa e aumente as vendas. Aparecer na primeira página do Google, Bing e outros mecanismos de pesquisa fará uma grande diferença para o seu negócio e a pesquisa de palavras-chave é o primeiro passo para isso.
Nesta matéria destacamos os tipos de palavras-chave, o vínculo entre a intenção do comprador e a escolha da palavra-chave, como fazer pesquisa de palavras-chave (incluindo ótimas ferramentas que você pode usar) e descrevemos alguns erros comuns de pesquisa de palavras-chave de SEO.
O que são pesquisa de palavras-chave?
Palavras-chave são as palavras e frases que as pessoas digitam em um mecanismo de pesquisa (por exemplo, Google) para encontrar sua empresa. Eles descrevem seus produtos e também podem incluir detalhes adicionais, como sua localização. As palavras-chave informam aos mecanismos de pesquisa sobre o que é o seu conteúdo e os ajudam a retornar os resultados mais relevantes aos clientes. O conteúdo bem otimizado, de alta qualidade e adaptado às frases de pesquisa, tem uma chance maior de ser descoberto e ter uma boa classificação.
As palavras-chave de cauda curta ou principal têm uma ou duas palavras e geralmente são genéricas ou descritivas, por exemplo, ‘padaria’ ou ‘web design’. Eles geralmente têm altos volumes de pesquisa e são muito competitivos para classificar bem. Palavras-chave de cauda longa são frases de três palavras ou mais, por exemplo, ‘restaurante vegano em Sorocaba’ ou ‘criação de sites para empresas’. Por serem mais específicos, geralmente são mais fáceis de classificar, com concorrência menos ou mais localizada.
No entanto, eles serão pesquisados com menos frequência como resultado.
No contexto da pesquisa de palavras-chave e estratégia SEO, é importante mencionar que algumas empresas e profissionais exploram a prática de comprar seguidores brasileiros como parte de suas estratégias de marketing digital. Essa abordagem envolve a aquisição rápida de seguidores para aumentar o alcance e a visibilidade nas redes sociais. Vale ressaltar que essa prática é debatida por diferentes perspectivas.
Como fazer pesquisa de palavras-chave de SEO em seis etapas simples
- Crie uma lista inicial de palavras e frases que seus clientes usam
No nível mais simples, você pode iniciar a pesquisa de palavras-chave simplesmente pensando nas palavras que seus clientes ideais usariam para encontrar sua empresa ou produtos. Por exemplo, um centro de meditação pode escrever frases como ‘centro de meditação’, ‘meditação’, ‘aulas de meditação’ e ‘meditação para ansiedade’, bem como frases mais especializadas ou baseadas em localização como ‘centro de meditação em Sorocaba’ e “onde meditar em sorocaba’.
- Use um mecanismo de pesquisa
Outra opção é tentar pesquisar palavras-chave que você acha que podem ser relevantes no Google. Tente usar um navegador privado ou anônimo para que seu histórico de pesquisa anterior não influencie os resultados. Observe os resultados retornados: quantos resultados existem e quais artigos ou páginas têm uma classificação alta? Além disso, observe os resultados de pesquisa relacionados na parte inferior da página. Aqui você encontrará frases semelhantes que as pessoas pesquisaram, que você também pode adicionar à sua lista de possíveis palavras-chave. Você também pode explorar esses resultados de pesquisa relacionados para encontrar ainda mais ideias de palavras-chave.
- Use o Google Planejador de palavras-chave
Uma das ferramentas mais usadas para pesquisa de palavras-chave de SEO é o Planejador de palavras-chave do Google. Afinal, com quase 93% da participação no mercado de mecanismos de pesquisa no Reino Unido, é provável que seus clientes usem o Google. Portanto, o planejador interno é uma ótima ferramenta para usar.
O planejador de palavras-chave do Google permite que você veja o volume de pesquisa de palavras-chave relacionadas ao seu negócio. O nível de concorrência para uma palavra-chave e seu preço relativo se você os usar em um anúncio é uma boa medida da demanda relativa para diferentes palavras-chave. Portanto, pode ajudá-lo a identificar quais palavras-chave você deve segmentar em relação aos seus concorrentes.
A partir dos resultados do planejador de palavras-chave, você tem uma lista de palavras-chave para segmentar e uma impressão relativa de sua concorrência e popularidade.
- Outras ferramentas de pesquisa de palavras-chave
Há uma grande variedade de ferramentas de pesquisa de palavras-chave disponíveis e cada uma oferece uma variedade de recursos. Aqui estão algumas das nossas ferramentas favoritas de SEO para empresas.
Leia Mais na continuação do post!