Pesquisa de palavras-chave e estratégia SEO – Confira os melhores sites e ferramentas top do mercado!
Google Trends
Se você quiser ver como o comportamento de pesquisa de palavras-chave muda com o tempo, o Google Trends é uma ótima ferramenta. Você pode ver a popularidade relativa de uma palavra-chave em qualquer ponto desde 2004 até o presente. Você pode especificar geografias e também comparar termos lado a lado. Se você deseja classificar para palavras-chave emergentes e tendências, é uma ferramenta realmente valiosa.
Ubersuggest
O Ubersuggest pode ser usado com base em palavras-chave, mas também para revisar sites concorrentes inserindo a URL de um site. Você terá acesso ao
- Número de backlinks seus concorrentes têm;
• Tráfego mensal orgânico;
• Autoridade de domínio
• Principais páginas de seus concorrentes;
• As palavras-chave de SEO para as quais seus concorrentes classificam.
Isso pode ser muito útil para identificar quais palavras-chave segmentar. Existem opções gratuitas e pagas para uso.
Semrush
Semrush é um conjunto de ferramentas que tem de TUDO, para melhorar a visibilidade online e descobrir insights de marketing. São centenas de ferramentas e relatórios capazes de ajudar os profissionais de marketing que trabalham com Google, SEO, pesquisa de palavras-chave, pesquisa competitiva, relações públicas, marketing de conteúdo, gerenciamento de campanha, entre outros.
Ahrefs
Ahrefs é um conjunto de softwares de SEO que contém ferramentas para criação de backlinks, pesquisa de palavras-chave, análise de concorrentes, rastreamento de classificação e auditorias de sites. A maioria dos recursos foi projetada para profissionais de marketing. É uma ferramenta de SEO projetada para ajudar as pessoas a obter classificações mais altas no Google.
Refine suas listas e crie estratégias!
As etapas 1 a 4 acima fornecerão muita inspiração para palavras-chave e você provavelmente terá uma longa lista agora. Usando o que você aprendeu, incluindo avaliações de competitividade e popularidade de ferramentas como o Planejador de palavras-chave do Google, agora você deve decidir quais palavras-chave segmentar em sua estratégia.
Você vai querer criar uma lista mestra de palavras-chave e frases-chave mais curta e direcionada. Você deve usar palavras-chave de cauda curta e longa e encontrar um meio-termo onde possa competir. Seu objetivo é encontrar esse ponto ideal de palavras-chave que obtêm muitas pesquisas, mas também são altamente relevantes para sua empresa e site e não são excessivamente dominadas pelos concorrentes.
Suas palavras-chave devem se tornar uma parte essencial de sua estratégia de marketing contínua e seus planos de criação de conteúdo devem se concentrar na utilização de suas palavras-chave em seus blogs e conteúdo do site.
Revise suas palavras-chave regularmente
A pesquisa de palavras-chave de SEO não é uma atividade única. As palavras-chave devem ser revisadas regularmente e mudarão à medida que as tendências em seu setor forem alteradas, novos produtos forem desenvolvidos e a demanda do cliente evoluir.
Também é importante pensar em como é o sucesso no contexto do SEO. Com o tempo, você deseja ver se suas palavras-chave levam a conversões na forma de métricas, como vendas, inscrições em listas de e-mails, engajamento em mídias sociais e downloads.
Acompanhar suas conversões de palavras-chave significa que você pode refinar o conteúdo ao longo do tempo para se concentrar nas palavras-chave mais bem-sucedidas.
Erros comuns na pesquisa de palavras-chave de SEO
Se você é novo na pesquisa de palavras-chave, pode parecer um campo minado. No entanto, se você puder evitar cometer esses erros comuns, terá um bom começo.
- Usando palavras-chave diferentes para seus clientes
Tente não usar muitos termos técnicos ou do setor em suas palavras-chave. Seus clientes provavelmente não os conhecerão e, portanto, não os procurarão. - Segmentar palavras-chave que são muito populares/competitivas
É quase impossível para uma empresa menor classificar isoladamente uma palavra-chave popular de cauda curta. Termos como ‘advogado’, ‘relógios’, ‘telefones celulares’, ‘faça você mesmo’ e ‘roupas infantis’ sempre serão dominados por grandes marcas internacionais. Para classificar, você precisará usar variantes ou estender a palavra-chave para uma palavra-chave de cauda longa, combinando-a com termos locais. - Buscar palavras-chave que ninguém está procurando
Sua pesquisa de palavras-chave pode identificar algumas palavras-chave de cauda longa de nicho com baixa concorrência. Mas se ninguém estiver procurando por eles, você está perdendo tempo tentando ranquear para eles. - Ficar impaciente quando não vê resultados
A pesquisa de palavras-chave não é uma ciência exata. Também pode levar algum tempo para que os resultados positivos apareçam, mesmo que sua estratégia seja sólida. Embora você possa ver os resultados em 3 a 6 meses, as melhorias orgânicas de SEO ao adicionar palavras-chave ao seu site podem levar de 6 a 12 meses para impactar as listagens de pesquisa. Você deve ver essa pesquisa de palavras-chave como um trabalho em evolução que requer experimentação e refinamento ao longo do tempo.