Pesquisa de palavras-chave e estratégia SEO – Parte 02

Pesquisa de palavras-chave e estratégia SEO – Confira os melhores sites e ferramentas top do mercado!

Google Trends

Se você quiser ver como o comportamento de pesquisa de palavras-chave muda com o tempo, o Google Trends é uma ótima ferramenta. Você pode ver a popularidade relativa de uma palavra-chave em qualquer ponto desde 2004 até o presente. Você pode especificar geografias e também comparar termos lado a lado. Se você deseja classificar para palavras-chave emergentes e tendências, é uma ferramenta realmente valiosa.

Ubersuggest

O Ubersuggest pode ser usado com base em palavras-chave, mas também para revisar sites concorrentes inserindo a URL de um site. Você terá acesso ao

  • Número de backlinks seus concorrentes têm;
    • Tráfego mensal orgânico;
    • Autoridade de domínio
    • Principais páginas de seus concorrentes;
    • As palavras-chave de SEO para as quais seus concorrentes classificam.

Isso pode ser muito útil para identificar quais palavras-chave segmentar. Existem opções gratuitas e pagas para uso.

Semrush
Semrush é um conjunto de ferramentas que tem de TUDO, para melhorar a visibilidade online e descobrir insights de marketing. São centenas de ferramentas e relatórios capazes de ajudar os profissionais de marketing que trabalham com Google, SEO, pesquisa de palavras-chave, pesquisa competitiva, relações públicas, marketing de conteúdo, gerenciamento de campanha, entre outros.

Ahrefs
Ahrefs é um conjunto de softwares de SEO que contém ferramentas para criação de backlinks, pesquisa de palavras-chave, análise de concorrentes, rastreamento de classificação e auditorias de sites. A maioria dos recursos foi projetada para profissionais de marketing. É uma ferramenta de SEO projetada para ajudar as pessoas a obter classificações mais altas no Google.

Refine suas listas e crie estratégias!

As etapas 1 a 4 acima fornecerão muita inspiração para palavras-chave e você provavelmente terá uma longa lista agora. Usando o que você aprendeu, incluindo avaliações de competitividade e popularidade de ferramentas como o Planejador de palavras-chave do Google, agora você deve decidir quais palavras-chave segmentar em sua estratégia.

Você vai querer criar uma lista mestra de palavras-chave e frases-chave mais curta e direcionada. Você deve usar palavras-chave de cauda curta e longa e encontrar um meio-termo onde possa competir. Seu objetivo é encontrar esse ponto ideal de palavras-chave que obtêm muitas pesquisas, mas também são altamente relevantes para sua empresa e site e não são excessivamente dominadas pelos concorrentes.

Suas palavras-chave devem se tornar uma parte essencial de sua estratégia de marketing contínua e seus planos de criação de conteúdo devem se concentrar na utilização de suas palavras-chave em seus blogs e conteúdo do site.

Revise suas palavras-chave regularmente

A pesquisa de palavras-chave de SEO não é uma atividade única. As palavras-chave devem ser revisadas regularmente e mudarão à medida que as tendências em seu setor forem alteradas, novos produtos forem desenvolvidos e a demanda do cliente evoluir.

Também é importante pensar em como é o sucesso no contexto do SEO. Com o tempo, você deseja ver se suas palavras-chave levam a conversões na forma de métricas, como vendas, inscrições em listas de e-mails, engajamento em mídias sociais e downloads.

Acompanhar suas conversões de palavras-chave significa que você pode refinar o conteúdo ao longo do tempo para se concentrar nas palavras-chave mais bem-sucedidas.

Erros comuns na pesquisa de palavras-chave de SEO

Se você é novo na pesquisa de palavras-chave, pode parecer um campo minado. No entanto, se você puder evitar cometer esses erros comuns, terá um bom começo.

  1. Usando palavras-chave diferentes para seus clientes
    Tente não usar muitos termos técnicos ou do setor em suas palavras-chave. Seus clientes provavelmente não os conhecerão e, portanto, não os procurarão.
  2. Segmentar palavras-chave que são muito populares/competitivas
    É quase impossível para uma empresa menor classificar isoladamente uma palavra-chave popular de cauda curta. Termos como ‘advogado’, ‘relógios’, ‘telefones celulares’, ‘faça você mesmo’ e ‘roupas infantis’ sempre serão dominados por grandes marcas internacionais. Para classificar, você precisará usar variantes ou estender a palavra-chave para uma palavra-chave de cauda longa, combinando-a com termos locais.
  3. Buscar palavras-chave que ninguém está procurando
    Sua pesquisa de palavras-chave pode identificar algumas palavras-chave de cauda longa de nicho com baixa concorrência. Mas se ninguém estiver procurando por eles, você está perdendo tempo tentando ranquear para eles.
  4. Ficar impaciente quando não vê resultados
    A pesquisa de palavras-chave não é uma ciência exata. Também pode levar algum tempo para que os resultados positivos apareçam, mesmo que sua estratégia seja sólida. Embora você possa ver os resultados em 3 a 6 meses, as melhorias orgânicas de SEO ao adicionar palavras-chave ao seu site podem levar de 6 a 12 meses para impactar as listagens de pesquisa. Você deve ver essa pesquisa de palavras-chave como um trabalho em evolução que requer experimentação e refinamento ao longo do tempo.

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